Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    quarta-feira, 14 de setembro de 2011

    Blini de 3 Mares


    O nome até sugere que seja um prato francês (como já ouvi algumas vezes) mas, você sabe aonde surgiu as Blini? 

    Blini são finas panquecas feitas com massa de levedura e que são servidas após um ritual religioso ou festival.  A Blini é originária da Rússia, sendo seu singular "Blin", é uma palavra originária do Eslovaco antigo (mlin) que quer dizer: "moinho". Blini tinham uma importância significativa nos rituais pré-cristãos e simblolizavam o sol. Era tradicionalmente feito durante o inverno em honra ao ressurgimento do novo sol durante a  Maslenitsa (Масленица, Semana da Manteiga; também conhecida como Semana da Panqueca). Esta tradição foi adotada pela Igreja Cristã Ortodoxa e é mantida até os dias atuais como a última semana antes da quaresma (semana dos produtos ovo-lacto). Blini são ainda são servidos nas vigílias de corpo presente.  Blini pode ser feita de trigo,  trigo sarraceno, ou outros grãos, embora as Blini de trigo são as mais populares na Rússia.  Elas podem ser cobertos com manteiga, smetana (creme azedo), conservas de frutas ou caviar.


    Receita: Blini de 3 Mares
    Categoria: Entrada
    Subcategoria: Peixes e Frutos-do-Mar

    Ingredientes: 
    • 140 g de farinha de trigo integral
    • 7 g de fermento biológico seco
    • ¼ de colher (chá) de sal
    • 1 colher (chá) de açúcar
    • 175 ml de água morna
    • 1 ovo, com a gema separada da clara
    • 175 ml de leite semidesnatado morno
    • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
    • Coberturas:
    • 120 ml de creme azedo, bem frio (para fazer creme azedo, misture creme de leite fresco com algumas gotas de limão)
    • 1 pote de ovas de salmão, cerca de 50 g
    • 150 g de arenque em conserva, escorrido
    • 75 g de tiras de salmão defumado
    • Cebolinhas frescas para decorar
    • Fatias de limão para servir


    Modo de preparo


    Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, o fermento, o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro e acrescente a água morna e a gema. Bata a água com a gema, e, depois, aos poucos, adicione a farinha, de modo a obter uma massa bem grossa e homogênea. Cubra a tigela com filme plástico e deixe num local quente, como um armário bem ventilado, por 1 até 1½ hora, ou até ter dobrado de tamanho.

    Acrescente o 
    leite morno à massa, batendo, para obter a consistência do creme de leite concentrado. Cubra novamente com filme plástico e coloque num lugar quente por ½ até 1 hora ou até surgirem pequenas bolhas na superfície.

    Enquanto isso, prepare as coberturas. Mexa o creme azedo até ficar bem homogêneo. Com cuidado, separe a ova de lumpfish para facilitar pegá-la com uma colher. Com uma tesoura de cozinha, corte o arenque em conserva e o salmão defumado em tiras de cerca de 1 cm de largura e 4 cm de comprimento. Tampe as coberturas e leve à geladeira até a hora de servir.


    Quando estiver na hora de cozinhar os blinis, preaqueça o forno a 150ºC. Bata a clara em neve e junte-a à massa.


    Aqueça uma frigideira antiaderente até ficar moderadamente quente. Acrescente um pouco da manteiga derretida e incline a frigideira para espalhar a manteiga por toda a superfície. Coloque cerca de 2-3 colheres de sopa de massa para obter uma panqueca de cerca de 7,5 cm de diâmetro. Cozinhe em fogo moderado por 2 minutos ou até a superfície do blini estar coberta de pequenas bolhas. Com uma espátula, vire o blini e cozinhe o outro lado por cerca de 2 minutos ou até dourar. Mantenha os blinis aquecidos, levemente cobertos, enquanto cozinha o restante da massa — o rendimento é de 18 blini.


    Para servir, ponha uma colher de chá do creme azedo no centro de cada blini e cubra 6 deles com ova preta de lumpfish, 6 com arenque em conserva e os 6 restantes com tiras de salmão defumado. Arrume as blini sobre uma travessa grande, espalhe por cima um pouco de 
    cebolinha e sirva com fatias de limão.


    Chef Danilo Bueno
    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Escritor Literário
    Presta serviços de consultoria à Hotéis, Restaurantes e Similares em todo território nacional.
    Ministra aulas de vinhos e gastronomia individualmente ou para grupos.
    website: 
    http://www.chefdanilobueno.com.br
    Contatos pelo email: contato@chefdanilobueno.com.br