Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    quarta-feira, 12 de setembro de 2012

    A Arte Em Textura, Forma, Sabor e Aroma


    Desde os primitivos tempos há mais de 8000 anos, quando o homem passou a dominar o conhecimento e as técnicas de transformação da uva em vinho, esta bebida está presente nas refeições diárias ou de ocasiões especiais.

    É muito comum encontrarmos o vinho presente nas refeições formais, quando da celebração de contratos entre empresas, em momento de júbilo de um noivado ou casamento, também está presente em festas religiosas e inclusive nas celebrações entre amigos.  Mas por que não vemos o vinho presente nas refeições de dia-a-dia?

    Bem, como sabemos o vinho não é tão acessível como água ou refrigerante, ou mesmo como a cerveja – bebida mais comum para o brasileiro dado o seu baixíssimo preço de mercado praticado.  Este hábito do consumo de vinho é muito presente nos países da América do Norte e Europa, por questões culturais, de saúde e de prazer; contudo, no Brasil a bebida escolhida foi a cerveja – por seu caráter hidratante e refrescante (neste caso o tipo Pilsen ou Pilsner).  Mas, o vinho confere um requinte ou toque especial à refeição ou evento onde ele está presente, isto é indiscutível.


    O vinho, principalmente o vinho tinto, é um alimento funcional e não uma bebida alcoólica pura e simples, embora ele tenha consigo a presença do álcool em decorrência da fermentação alcoólica que transforma o açúcar em álcool, mas o vinho tinto tem substâncias antioxidantes, reguladoras de colesterol, preventores de doenças cardíacas e de avc mas, além de tudo isso dá prazer (no momento de sua degustação e também na intimidade).

    De um tempo pra cá a formação de grupos de confraria tem se tornado muito comum, sobretudo de dois anos até hoje, quando deu um “boom” e hoje o compartilhamento da cultura do consumo consciente de vinho está cada vez maior.  Todos ganham com isso, a vinícola (obviamente) e o consumidor (principalmente) por ter aumento de sua qualidade de vida.

    Mas, tomar vinho requer conhecimento.

    Conhecer a história do vinho e da vinícola, as características geográficas de onde estão localizados os vinhedos, as informações sobre as condições climáticas do ano da colheita e vinificação, a correta harmonização e as técnicas de degustação, tudo isto é importante para se apreciar o vinho em todo o seu potencial e vigor.

    Como fazer isso?

    Bem, há uma forma muito nova de confraria que vem surgindo, as chamadas Confrarias Virtuais ou como também são chamadas Confrarias Flexíveis e você entenderá o porquê desta denominação informal.  Com o aumento frequente do volume de serviço e tarefas do dia-a-dia, acabamos ficando cada vez mais sem tempo.  A vida atribulada do dia-a-dia faz com que percamos muita qualidade de vida, mas temos de encontrar uma solução para isso, então o que poderia ser melhor que você ter uma atividade de lazer, adquirir conhecimento, relacionar-se com outras pessoas e ainda, no seu tempo disponível? 

    Um excelente exemplo desta modalidade de Confraria é a Vinhos & Vinhas, nesta confraria o associado, chamado de Confrade (homem) e de Confreira (mulher) têm as vantagens de receber em casa uma caixa de vinhos durante todos os meses de sua associação, recebe informação direta de um encarte que acompanha aqueles vinhos que ele recebe, têm a liberação de aulas de degustação e técnicas via um ambiente virtual de aprendizado (o mesmo utilizado pelas universidades federais brasileiras) e ainda contam com descontos atraentes em livros e em vinhos.

    Todo este programa é feito com tutoria de um sommelier responsável pelo acompanhamento do associado Confrade/Confreira para seu aprendizado e ainda propõe a realização de um encontro presencial trimestralmente para a integração de todos os associados e a realização de palestras técnicas dadas diretamente pelo produtor dos vinhos que estão degustando oriundos de países como Chile, Argentina e Uruguai.

    Trata-se, portanto, de uma rica experiência enológica, mas e a gastronomia?

    Em todos estes encontros há a realização da degustação harmonizada, ou seja, o associado experimenta excelentes vinhos em harmonização com grandiosos pratos.

    Darei agora, uma dica de como não se dar mal na escolha de um vinho e na harmonização de alguns pratos.  Alguém já deve ter ouvido dizer que um “vinho quanto mais velho, melhor”!  Certo?  Infelizmente, não.  Um vinho ele tem um ciclo de vida, assim como nós seres humanos.  Um vinho nasce, cresce, fica maduro, envelhece, fica decrépito e morre.  Este é o ciclo de vida de um vinho, tal qual o nosso ciclo de vida.
    Para não errar na escolha do vinho, por sua idade, ou seja, não comprar um vinho demasiadamente velho ou mesmo um vinho inadequado para o consumo, vão as dicas:
    1.  Analise o rótulo e veja o seu estado de conservação.  Tem de estar legível, sem imperfeições e com o ano da safra anotado.  Isto é importante pois nos fala muito da conservação adequada ou inapropriada do vinho.
    2. Analise o estado de conservação da cápsula, aquele plástico que fica no gargalo, é importante que ele esteja firme e íntegro, não devendo jamais estar frouxo ou violado, isso implicaria em possível contaminação do vinho através de agentes que poderiam ultrapassar a rolha.
    3. Passe os dedos no fundo da garrafa, se ele for reto, este vinho tem de ser consumido imediatamente no mesmo ano da safra marcada no rótulo, quanto mais for penetrando seu polegar na garrafa, maior será o tempo de guarda, podendo em alguns casos chegar a 10 anos de guarda.  Isto indica o propósito do enólogo na hora que desenvolveu este vinho, assim temos uma indicação de como será o nosso comportamento se devemos toma-lo já ou se devemos esperar mais um pouco para encontrarmos o auge do vinho.
    4. Veja o preço.  Embora tenhamos que ter cuidado com este item das dicas, o preço fala muito do vinho que você está comprando, mas este é apenas um dos últimos quesitos a ser observado.

    Bem, agora você sabe comprar um vinho e como se deve escolher?  Mais dicas:

    A) Vinhos brancos – refrescantes, para serem consumidos em dias quentes, pois devem ser servidos bem geladinhos.
    1. Sauvignon Blanc – uma característica deste vinho é o aroma predominante de pimentão que evolui para mel nos grandes vinhos; é muito indicado para acompanhar frutos-do-mar e saladas com molhos à base de iogurte, mostarda e mel; também recomendado para salmão grelhado.
    2. Chardonnay – altamente floral, é um vinho extremamente feminino, muito agradável de ser degustado pode ser apreciado sem acompanhamento; indicado para acompanhar saladas refrescantes com presença de frutas, ou apenas frutas como morangos e maçãs.
    3. Riesling – é um vinho de aroma bem mineral, de incrível sensação; muito indicado para peixes brancos com molho cítrico.
    B) Vinhos tintos – mais encorpados, com presença tânica, devem ser consumidos em dias ou noites mais frios, pois o máximo da temperatura de serviço está em 18º.C.
    1. Cabernet Sauvignon – bem encorpado, com presença de pimenta-do-reino e frutas vermelhas, um verdadeiro coringa indo bem para vários pratos à base de carne e sem molho.
    2. Pinot Noir – vinho de estrutura leve, muito agradável e com presença de frutas vermelhas silvestres, embora tinto é altamente indicado para harmonizar um bom bacalhau ou mesmo um salmão grelhado.
    3. Merlot – altamente encorpado, um vinho “mastigável”, opulente, macio e aveludado.  Muita ameixa madura e frutos negros, indicado para chocolates, sobremesas cremosas e carnes com molho escuro denso.
    4. Malbec – vinho leve, com presença tânica equilibrada e muito frutado.  É perfeito para acompanhar um bom churrasco, carnes nobres grelhadas ao ponto e risotos.
    C) Vinhos rosés – refrescantes e marcantes, são igualmente indicados para dias ou noites quentes, sua temperatura de serviço está entre 10 e 12º.C.
    • São formidáveis para se tomar descompromissadamente ou com uma compota de frutas.
    • Os melhores vinhos rosés são oriundos da Province (França) e como uma tradição local, os produtores têm composição variada de um para outro, mas o certo é que você se surpreenderá com qualquer um deles.
    Sobretudo, o mais importante em uma degustação é o compartilhamento dos momentos e impressões recebidas, assim é muito aconselhável que você, um apreciador de vinhos, associe-se à uma confraria para aprender, compartilhar e vivenciar as experiências do vinho.  Tal experiência além de muito gratificante é também muito acessível.  E caso o seu impedidor seja o tempo disponível, considere participar de uma Confraria Virtual, só não deixe de participar de uma.

    Tendo já falado tantos sobre vinhos e confraria, vamos para uma receita?


    Entrada: Salada de Folhas Verdes, Camarão e Arroz Negro.
    Dificuldade: Média
    Tempo de preparo: 40 min.

    Ingredientes:
    • 100g de Arroz negro
    • ½ Cebola pequena
    • 1 colher de sopa de azeite
    • Folhas de rúcula
    • Folhas de alface
    • 1 Tomate sem sementes
    • 6 Camarões rosa inteiros (com cabeça)
    • Azeite para fritar
    • Suco de 1 limão siciliano
    • Ervas de Provence
    • Dill aneto
    • Sal a gosto

    Preparo:

    Em uma panela sue a cebola no azeite e acrescente o arroz negro, mantenha o fogo baixo e cozinhe-o até ficar “al dente”.  Reserve e deixe esfriar.

    Limpe os camarões com o auxílio de um palito de dentes, fazendo uma incisão logo atrás da cabeça.  Com movimentos circulares, retire o intestino do camarão.  Próximo ao final da cauda, faça nova incisão com outro palito de dente, repita os movimentos circulares e retire cuidadosamente o fio intestinal.  Lave-o sob água corrente.  Reserve.

    Retire o suco do limão siciliano, acrescente uma pitada de sal, uma pitada de ervas de Provence e de dill aneto.  Coloque os camarões neste tempero e deixe-os descansando por aproximadamente 40 min.  Escorra e frite-os em óleo quente (devem estar com a cabeça).  Reserve.

    Monte a salada começando com as folhas de alface rasgadas na mão e ajustadas ao centro do prato, acima delas, acomode as folhas de rúcula, coloque cuidadosamente um camarão descansando sobre as verduras.

    Corte o tomate sem sementes à brunoise (em cubos de 3mm).  Misture ao arroz negro frio e preencha os espaços em branco do prato.

    Faça um tempero para a salada usando 2 colheres de azeite de oliva (extra virgem), uma pitada de sal e uma pitada de ervas de Provence.  Derrame sobre a salada e sirva imediatamente.

    Rendimento: 6  porções.

    Principal: Risotto de Camarões.
    Dificuldade: Fácil
    Tempo de preparo: 40 min.

    Ingredientes:
    •  4 sachéts de arroz jasmin (arroz perfumado tailandês)
    • Azeite de oliva
    • ½ cebola pequena cortada brunoise
    • 300g de camarões limpos, esviscerados, sem cabeça e pré-cozidos
    • 1 garrafa de espumante (indico uma espumante de boa qualidade como a Salton)
    • 1 tablete de manteiga em temperatura ambiente

    Preparo:

    Hidrate os sachéts de arroz jasmin na espumante e deixe-os descansando por 1 hora. Reserve.
    Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de azeite de oliva e sue a cebola.  Acrescente os camarões e dê uma breve refogada.  Reserve.

    Em outra panela, acrescente 1/3 da manteiga amolecida, com o auxílio de uma escumadeira, acrescente o arroz sem desprezar a espumante, ela será muito importante no processo de cozimento.  Refogue bem o arroz, e vá acrescentando aos poucos uma concha da espumante. Não pare jamais de mexer o arroz, é importante que ele libere seu amido para dar aquela consistência do risoto.  Quando ele estiver no meio do processo de cozimento, com seus grãos semi-translúcidos, acrescente os camarões complete com o restante da espumante e deixe cozinhar até ficar “al dente”.  Misture o restante da manteiga e reserve.

    Decore com um camarão frito e com cabeça.

    Sirva imediatamente.

    Uma indicação importante para harmonizar estes pratos é com um bom vinho Riesling da Nova Zelândia.  O Riesling tem uma acidez pronunciada e toque mineral no paladar, com bouquet agradável de flores brancas, que combina e harmoniza perfeitamente tanto com a salada da entrada quanto com este delicioso risoto.  Bom apetite.


    Danilo Buen
    o
    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Bistronomique Consultoria Gastronômica

    contato@chefdanilobueno.com.br
    Realização de consultorias em território nacional!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!