Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    segunda-feira, 8 de outubro de 2012

    Anéis de Netuno


    Saborosas saudações, amigos (as) do blog.

    Conversaremos um pouco sobre Frutos-do-Mar, especialmente sobre lula. Não é consenso todos amarem frutos-do-mar, assim como peixes.  Contudo, dentre a fauna marinha a lula talvez seja a iguaria mais apreciada, seja por sua textura leve e tenra ou por seu sabor suave.

    A lula é por definição um molusco cefalópode bi-valve.  Acredito que para muitos eu tenha falado grego, russo, turco, japonês ou tudo isso junto e misturado (risos), biologicamente falando é esta sua classificação, o que trocando em miúdos o que precisamos todos saber é que trata-se é um animal invertebrado e sem tronco, sua cabeça está diretamente ligada aos seus "pés" (por isso cefalópode) - e cá entre nós, que ninguém nos ouça é delicioso!



    A lula e o polvo (primos em algum grau), são distintos praticamente pelo seu tamanho, pois, possuem as mesmas características e gastronomicamente ambos podem ser preparados da mesma maneira.  É interessante notar que quando compramos o animal inteiro, ele vem com uma bolsa de tinta em sua cabeça e ao contrário do que alguns pensam ela não é tóxica, justamente o contrário, é comestível e a partir dela pode-se produzir molhos e inclusive dar um toque exótico ao seu arroz ou risoto (em massas também pode ser usada).

    Para esta receita, usaremos as lulas em tamanho pequeno.  Este prato pode ser servido como uma entrada que lhe garantirá um ar de sofisticação e certamente agradará seu convidado.  Pode-se encontrar com certa facilidade todos os ingredientes.

    O que mais falar?  Vamos preparar e deliciar-se com este prato, portanto chega de conversa.

    Entrada: Anéis de Netuno 

    Dificuldade: Fácil
    Tempo de preparo: 40 minutos



    INGREDIENTES:

    Molho de iogurte e endro

    ½ xícara (chá) de iogurte (aproximadamente 125 g)
    8 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
    2 colheres (sopa) de endro picado
    Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

    Lula frita

    ½ kg de lulas bem pequenas
    ½ xícara (chá) de farinha de trigo
    1 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
    Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


    PREPARO:


    1) Molho de iogurte e endro:
    Bata o iogurte por 1 minuto no liquidificador. Sem parar de bater, adicione lentamente o azeite de oliva e continue a bater até obter uma emulsão. No final, tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje em uma tigela, misture o endro e reserve dentro da geladeira.

    2) Lula frita:
    Lave as lulas, limpe-as e tire a pele. Corte o corpo em anéis e mantenha os tentáculos íntegros. Seque-os, empane na farinha de trigo temperada com o sal e a pimenta-do-reino. Elimine o excesso de farinha de trigo e reserve.

    3) Coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo por 4 minutos. Junte, aos poucos, os anéis de lula e os tentáculos e frite por 1 minuto ou até ficarem crocantes. Retire com uma escumadeira e coloque sobre toalha de papel.

    4) Montagem: arrume os anéis de lula e os tentáculos em uma pequena tigela e sirva com o molho de iogurte com endro. Decore com endro.






    Danilo Bueno

    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Bistronomique Consultoria Gastronômica
    (19) 8262-5987
    contato@chefdanilobueno.com.br
    Realização de consultorias em território nacional!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!