Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    terça-feira, 27 de novembro de 2012

    ENTÃO, FELIZ NATAL!

    Saborosas saudações, amigos e amigas apreciadores da boa mesa!

    Hoje vamos conversar sobre uma ideia de prato para ceia de Natal.  Será que vocês vão conseguirão resistir à tentação? Pecado É Resistir.

    Meus queridos amigos e amigas, sejam muito bem-vindos à esta delícia de Natal, Filet com Presunto, Cogumelos e Aspargos.

    Esta é uma maravilhosa delícia que este Chef criou para vocês... Divirtam-se: Pecado É Resistir!




    Pois é, estamos em novembro, há exatos 30 dias da véspera de Natal.  Época que se reúne a família, celebra-se a felicidade, a união e comenta-se de planos futuros.  E já que nossa atmosfera é esta, que tal ouvirmos uma agradável música?



    Tradicionalmente nesta data temos a casa repleta de convidados, muita alegria, muita bagunça e para que se consiga aproveitar bem as festas é importante ter um especial cuidado com a alimentação.  Ao contrário do que se pensa, em se abrir uma exceção para a Ceia de Natal e de Ano Novo, o consumo de alimentos pesados (especialmente à noite) fará com que toda aquela energia adquirida seja "estocada" na forma de gordura abdominal, sem dizer nas complicações que vêm atreladas, tais como: mal-estar, dificuldades no sono, apneia e também os famosos desarranjos intestinais que não são nada agradáveis!

    É inevitável que se tenha fartura na mesa, pois além de ser muito bonita a organização, faz parte de receber bem os seus convidados.  Por isso, a partir desta publicação, dedicarei especial atenção para semanalmente estar trazendo para todos até 3 artigos com receitas sugeridas para que você componha sua Ceia.  Eu sei que é difícil mas é um compromisso assumido com todos vocês, publicarei até 3 artigos com receitas por semana até dias anteriores ao Natal.  Espero que todos apreciem.

    Também trarei informações sobre harmonização de vinhos e arrumação da mesa para este verdadeiro banquete além de etiqueta para que você impressione a todos e principalmente, seja lembrada (o) por ter bem recebido estas pessoas que são especiais e compartilharam deste momento alegre.

    Na receita de hoje vocês serão apresentados ao Filet com Presunto, Cogumelos e Aspargos.  Um prato delicioso e leve, apesar de ser carne vermelha, que agradará a todos.

    Receita: Filet com Presunto, Cogumelos e Aspargos
    Categoria: Prato Principal
    Subcategoria: Carnes

    Rendimento: 4 a 6 porções.

    Ingredientes:

    • 1 kg de filet mignon
    • 5 cebolas médias
    • 150 g de presunto
    • 30 g de cogumelos secos porcini
    • 30 g de manteiga
    • 100g de aspargos
    • 1 ramo de tomilho
    • 1/2 litro de vinho tinto
    • sal

    Preparo:

    Comece pré-aquecendo o forno a 210o.C.  Hidrate os cogumelos por 30 minutos com vinho branco seco (preferencialmente chenin blanc ou cabernet blanc).  Esprema-os e reserve o vinho da marinada.  Descasque e pique finamente a cebola (cortar à jullinene) e deixe-a branquear com 10 g de manteiga em uma frigideira em fogo médio.  Adicione os cogumelos, uma pitada de sal e uma concha pequena do vinho.  Cozinhe abafado por 10 minutos.  Reserve e deixe esfriar.  Corte os cogumelos.

    Tempere a carne com um pouco de sal, envolva-a com os cogumelos e o presunto.  Amarre-a e reserve.

    Em uma panela com água fervente, escalde as cebolas por 2 a 3 minutos, escorra e descasque.  Derreta a manteiga restante em uma assadeira, refogue a carne, os aspargos e a cebola em fogo médio ligeiramente (3 minutos). Polvilhe tomilho.  Adicione o vinho e os cogumelos hidratados.  Cubra e vede a forma com papel alumínio e leve ao forno por 30 a 35 minutos.

    Corte o filet mignon já assado em fatias grossas (ainda quente), deixe arrefecer por 5 minutos.  Decore com os aspargos e a cebola.  Sirva imediatamente.

    Bom apetite!


    Realiza treinamentos e consultorias em todo território nacional, entre em contato: (19) 8262-5987 ou contato@chefdanilobueno.com.br
    Chef Danilo Bueno


    Chef Danilo Bueno

    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Bistronomique Consultoria Gastronômica

    Realização de consultorias em território nacional!





    2 comentários:

    1. Olá, Sil.

      Obrigado por participar. Espero que aprecie esta e outras receitas do blog. Se você também tiver alguma receita que queira compartilhar, envie-a juntamente com uma foto sua para o email: contato@chefdanilobueno.com.br que terei o prazer em publicá-la e mostrar pata todos os nossos amigos leitores.

      Saborosas saudações.

      Chef Danilo Bueno.
      www.chefdanilobueno.com.br
      www.facebook.com/Bistronomique
      contato@chefdanilobueno.com.br

      ResponderExcluir

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!