Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    domingo, 2 de dezembro de 2012

    E VÁ PLANTAR BATATAS... PARA FAZER ESTA DELÍCA!

    Saborosas saudações, amigos e amigas do blog Pecado É Resistir.

    É muito curiosa a história por trás de algumas expressões corriqueiras e que neste caso já fora muito utilizada no dia-a-dia.  Mas, você sabe de onde surgiu a expressão "vá plantar batatas" como referência a algo do tipo "vá fazer algo de bom nessa vida"?





    A Europa e seu povo passou por inúmeras guerras e doenças que dizimaram grande parte de sua população, sobretudo nos tempos medievais a fome era algo muito comum.  Assim, o pão, alimento barato e acessível a todos era muito comum e principal fonte energética, bem como as batatas.

    E em uma destas ocasiões, quando a França passava por períodos difíceis dada as guerras constantes declaradas por Napoleão Bonaparte, após a queda da Bastilha, ele chegou a sugerir que todo e qualquer pedaço de terra, por menor que fosse, deveria ser dedicado ao cultivo das batatas como modo de garantir que todo povo tivesse o que comer.  Assim, até mesmo o Champs Ellisée foi tomado por plantação de batatas (que em francês de diz: "pommes de terre", em tradução livre seria algo como maçãs da terra) e nesse período chegou a ser apelidade de Maçãs Reais.

    Graças ao sábio conselho dado ao seu povo, ninguém passou fome - ao menos é o que relata a história.  E daí, a população em geral dizia para quem quer que fosse: "Vá plantar batatas".

    Essa nota curiosa, meus amigos e amigas, serviu-nos de abertura para uma sugestão de entrada para a noite de Natal e Ano Novo, assim como para toda e qualquer ocasião que vocês desejarem.  Hoje aprenderemos a fazer a Salada de Batatas da Alsácia (Alsacienne).

    É algo simples, saboroso e nutritivo.  Não há quem não aprecie.  E o principal, por ser uma ocasião com uma verdadeira vastidão de pratos, é de simples execução de modo que você ainda poderá aproveitar e muito as celebrações com seus amigos e pessoas queridas.

    Portanto, chega de conversa fiada (expressão popular para "palavra de honra", "acordo no fio do bigode", etc). Estou uma enciclopédia, hoje... hehehehehe.  Vamos à receita.


    Receita: Salada de Batatas Alsacienne
    Categoria: Entrada
    Subcategoria: Legumes

    Rendimento: 4 a 6 porções.

    Ingredientes:



    • 1 kg de batata bintje
    • 250 ml de creme de leite fresco
    • 250 ml de vinagre de mel
    • 2 cebolas
    • 200 g toucinho defumado
    • 1 colher de sopa de mostarda doce tipo Savora (ou de dijon)
    • 2 colheres de sopa de óleo de girassol
    • sal e pimenta

    Preparo:

    Cozinhe as batatas em água fervente com sal, por 15 minutos, então retire e passe-as imediatamente à uma outra vasilha contendo água e gelo.  Isso é necessário para que ela não cozinhe demais ficando mole, não perca o amido e concentre-o, conferindo melhor sabor.  Enquanto isso, escalde as cebolas, frite o bacon cortado em jullienne (finamente) em uma frigideira e reserve.


    Prepare o vinagrete.  Para isto, misture o creme de leite, vinagre de mel, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal, mostarda e pimenta.


    Corte as batatas em grandes quadrados e misture com o molho.  Adicione as cebolas escaldadas.


    A mistura deve ser feita de modo bem delicado para que incorpore e não desmanche as batatas.



    HARMONIZAÇÃO


    Pode ser consumido quente com salada verde ou espinafre.  Vai muito bem com um vinho Tokay Aszú ou Gewürztraminer.






    Chef Danilo Bueno

    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Bistronomique Consultoria Gastronômica
    Realização de consultorias e treinamento em território nacional!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!