Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    domingo, 2 de dezembro de 2012

    PATOLINO QUE ME PERDOE, MAS CARNE DE PATO É DELICIOSA!

    Saborosas saudações, amigos e amigas do blog Pecado É Resistir.

    A dica de hoje para sua Ceia de Natal e/ou Ano Novo é considerada bem requintada, porém de simples execução.  Muito comum nos pratos europeus e em nosso país considerado como um ingrediente pra lá de exótico, a carne de pato é extremamente saborosa e saudável  (o Patolino que me perdoe, mas adoro mandar um pato para a panela!) - risos.







    Até mesmo Vinícius de Moraes (poeta e diplomata) saudoso por suas belíssimas composições, sobretudo as suas bossas novas... Aquilo sim é música de qualidade que era produzida no Rio de Janeiro, as de hoje, prefiro não comentar nada sobre!  Mas, enfim, como eu ia dizendo, até mesmo o nobre poeta mandou o pato para a panela em uma de suas composições musicais infantis.  Quem não se lembra do "Pato Pateta" que "tantas fez que foi pra panela"?

    É verdade que se não for bem preparado ele ficará mais duro que madeira petrificada.  Porém, você aprenderá como fazê-lo neste prato e em outros que também entrarão nas sugestões, tudo para variarmos aquele tradicional e repetitivo Perú de Natal e deixarmos alguns bichinhos vivos (ao menos neste ano) concordam?

    Um ingrediente favorito da cozinha francesa, carne de pato tornou-se menos comuns na dieta brasileira moderna. E porque não é tão familiar como frango, carne bovina ou de porco, muitos cozinheiros domésticos podem não saber muito sobre o seu conteúdo nutricional.



    Gordura
    Embora o "confit" (confit é o modo de preparo de carne em uma cocção lenta com a própria gordura da carne, em média superior a 4 horas de cocção) de pato de prato francês seja rico em gordura.  Carne de pato é realmente pobre em gordura quando a pele sozinha é comida.  Patos e outras aves aquáticas possuem uma espessa camada de gordura sob a pele, mas é fácil de cortar essa gordura da carne.   
    Como o frango e o perú, o peito de um pato é considerado carne branca, embora a carne pode aparecer mais escura do que em outros tipos de aves.
    Ao cozinhar um pato inteiro, recomenda-se espetar a pele toda com um garfo para que a gordura saia amaciando a carne por fora. Esta camada de gordura deve derreter e desaparecer antes que a ave esteja pronta após seu cozimento no forno.

    Proteína
    Carne de pato é uma boa fonte de proteína, mas contém um pouco menos por porção do que frango. 

    Calorias
    Carne de pato é baixa em calorias, se a gordura e pele são separados da carne 119 calorias uma porção.

    Receita: Salada de Pato com Repolho
    Categoria: Entrada
    Subcategoria: Carnes de Caça

    Rendimento: 4 a 6 porções.

    Ingredientes:

    1 pote de confit de pato
    1 repolho verde
    1 colher de sopa de gordura de pato
    1 colher de sopa de vinagre de xerez (ou jerez)
    óleo de noz (ou óleo de amendoim)
    Sal q.b.
    Pimenta-do-reino q.b.

    Preparo:

    Retire as folhas do repolho cuidadosamente para não quebrarem muito.  Corte em chiffonade (entre 1 e 3 cm de espessura).  Leve uma panela grande com água e sal para ferver.  Escalde a por 3 minutos.  Escorra e deixe esfriar.


    Aqueça a gordura de pato em uma frigideira.  Adicione o pato desfiado e cozinhe rapidamente em fogo alto por 5 minutos.  Retire o pato da panela, faça a "deglaçage" utilizando o vinagre de jerez (deglaçage é o termo gastronômico utilizado para identificar o processo de se soltar o queimadinho do fundo com uma bebida alcoólica, em geral conhaque). 

    Coloque o repolho em uma tigela, corrija o tempero e cubra-o com o azeite.

    Sirva imediatamente.

    Harmonização

    Recomendo para harmonizar este prato um bom vinho francês de Languedoc-Roussillon, o Fitou, ou outro vinho desta região (já que falamos de um prato tipicamente francês!).

    ************Dica do Chef************

    Se você quiser conhecer o preparo do Confit de Canard (Confit de coxa de pato) para fazer em casa, é um processo lento mas muito simples de fazer.  Isso ajudará melhorará o sabor do prato, pois particularmente eu sou avesso a toda e qualquer preparação pronta e vendida em prateleira!  Só coloquei esta opção pois, no geral as ceias de fim-de-ano costumam ser muito grandes e trabalhosas e como fica a cargo das mulheres fazer (em 99% das vezes) elas também querem alguma praticidade para poderem aproveitar da celebração sem estarem exaustas.





    Chef Danilo Bueno

    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Bistronomique Consultoria Gastronômica
    (19) 8262-5987
    Realização de consultorias e treinamento em território nacional!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!