Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

    SE FOR PRA DERRETER NESTE VERÃO, QUE SEJA TOMANDO SORVETE

    Saborosas saudações, amigos e amigas do Blog Pecado é Resistir.

    Espero que todos já possuam sua Ceia de Natal e de Ano Novo planejadas, se não tiverem não se preocupem, há algumas sugestões bem interessantes aqui no blog.

    Mas, por se falar em fim-de-ano invariavelmente lembramos do verão que costuma ser tórrido!  É muito comum nesta época haver uma explosão de consumo de ítens de refrescância como Sorvetes, Cervejas e Vinhos Brancos.  Tudo para ajudar-nos a superar as altas temperaturas e conseguirmos algum conforto térmico.


    Justamente por isso (e por me encontrar literalmente derretendo enquanto escrevo este artigo) me lembrei de passar-lhes umas dicas importantes para este período, bem como trazer uma deliciosa receita para todos se refrescarem.  Hoje o nosso tema é o conforto próximo do zero grau (ai, ai, dá até vontade de deitar-me dentro do freezer ou dentro de um aquário).  

    Hoje ensinarei a vocês como fazer uma deliciosa sobremesa de sorvete, ou seja, vamos virar sorveteiros!  Verão como é simples e gostosa esta sobremesa!

    Antes de prosseguirmos é importante dizer o que é o sorvete.  Muitas pessoas acreditam que o sorvete é simplesmente uma batida de fruta (ou outro ingrediente) com leite e este é vagarosamente congelado dando sua forma e textura.  Bem, na verdade não é bem assim.  O sorvete é uma "emulsão", o que isto significa?

    Emulsão é uma combinação de duas substâncias líquidas que não se misturam, neste caso: água e gordura.  Para ilustrarmos isso vamos nos lembrar do que acontece quando colocamos em um copo um pouco d'água e óleo, as duas substâncias permanecem separadas formando uma solução heterogenia, tudo bem até aqui?  A Emulsão é uma ligação química estável que combinam mas não se dissolvem.  No caso do sorvete isto é possível por conta da pectina (presente na gema do ovo) que envolve as moléculas d'água garantindo a estabilidade desta emulsão, mas para isto, é necessário a aplicação de energia cinética equivalente.

    Culinariamente há um entendimento que diz: uma gema de ovo emulsifica 250ml emulsão.  Bem, na verdade se você utilizar um equipamento que não o seu liquidificador doméstico, mas um que possua velocidade RPM muito superior na verdade uma gema de ovo pode-se emulsificar 10 vezes o que se acreditava.  Mas, isso foi apenas a título de curiosidade, vamos voltar para o centro da questão.  O sorvete é então uma emulsão (uma mistura coloidal caracterizada pela existência de partículas de uma fase, dispersas noutra fase, geralmente contínua. As partículas da fase dispersa apresentam algumas características particulares: as suas dimensões podem variar entre 1 nm (10-9 m) e 1 µm (10-6 m); podem ser constituídas por conjuntos de átomos, íons ou moléculas (coloides micelares), por macromoléculas (coloides moleculares) ou por íon gigantes (coloides iônicos); podem ser encontradas nos diversos estados físicos: partículas sólidas cristalinas ou amorfas, gotas de líquido, bolhas de gás).  Entendeu?

    Beleza, bem simples, não acharam?  Isso prova que cozinha também é ciência!

    Bom, assuntos de laboratório de lado, vamos à receita!


    Receita: Sorvete com Pralinê
    Categoria: Sobremesa
    Subcategoria: Emulsões Cremosas

    Rendimento: 10 a 12 porções.

    INGREDIENTES:

    Para o Pralinê (crocante)
    • 1 ½ xícara (chá) de açúcar 
    • 1 colher (sopa) de manteiga 
    • 1 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e picado

    Para o Sorvete
    • 2 latas de leite condensado 
    • 2 xícaras (chá) de leite 
    • 4 colheres (sopa) de amido de milho 
    • 4 gemas

    PREPARO:
    PralinêLeve ao fogo em uma panela o açúcar, mexendo até dissolver. Não deixe ficar muito escuro. Misture a manteiga e o amendoim e jogue sobre uma assadeira forrada com papel-alumínio untado com margarina ou use uma folha de papel-manteiga.
    Espalhe bem e deixe esfriar. Quebre com um martelo de cozinha em pedaços pequenos. Reserve em recipiente tampado e lugar seco. Ficará algo semelhante ao doce conhecido como "pé-de-moleque".
    SorveteLeve ao fogo, em uma panela média, o leite condensado com o leite (reserve ½ xícara para dissolver o amido) até ferver. Junte o amido dissolvido com o leite reservado e misturado com as gemas.
    Mexa até cozinhar e engrossar levemente. Passe para uma assadeira pequena e leve ao congelador até começar a firmar.
    Forre uma forma de bolo inglês de 12 x 22 cm com papel-alumínio e coloque 1/3 do creme, metade do pralinê (reserve 3 colheres das de sopa para decorar), outra parte do creme, o pralinê restante e cubra com o creme restante.
    Leve ao congelador por seis horas ou até ficar bem firme. Na hora de servir, desenforme e decore com o pralinê.





    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Realização de consultorias e treinamento em território nacional!

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!