Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!
  • Assine nosso feed gratis




    Faça seu registro no Blog!

    Clique aqui para fazer o seu cadastro!!!

    terça-feira, 11 de dezembro de 2012

    UM JEITO NOBRE DE APROVEITAR O OVO...

    Saborosas saudações, amigos e amigas do blog.

    Costumeiramente eu faço uma explanação sobre a história de alguns pratos, mas infelizmente eu não tenho muito a dizer sobre este, pois sua origem é incerta e tudo o que sei é que é um tradicionalíssimo prato presente no café da manhã francês.  Como tudo o que costuma ser muito tradicional, sabe-se que remonta aos tempos de dificuldade vivido por sua população, épocas de restrição alimentar, portanto tentava-se variar o máximo possível daquilo que se tinha à disposição e muitos criavam galinhas, daí surgiram inúmeros pratos à base de ovos, ou sendo o ovo o principal ator.




    O prato que apresento é uma variação da receita tradicional, portanto mais agradável podendo compor as mesas mais sofisticadas.  Não há porque ter preconceito com ovos (lembre-se que a degustação do ingrediente mais caro do mundo, a trufa, é servida sobre a gema do ovo frito!).

    Esta é uma sugestão para o café da manhã de Natal, portanto aproveitem-no.


    Receita: Ovo em Cocôtte com Abóbora e 3 Queijos
    Categoria: Café da Manhã
    Subcategoria: Ovos

    Rendimento: 4 a 6 porções.

    INGREDIENTES


    • 4 ovos
    • 300 g de abóbora
    • 50 g de mozzarella
    • 50 g de queijo parmesão ralado
    • 50 g ricotta
    • 20 cl de creme de leite líquido
    • cebolinha
    • sal e pimenta


    Para o pão de alho com tomate e presunto:
    • 2 fatias de pão
    • 4 fatias de presunto
    • 1 dente de alho
    • 1 tomate

    PREPARO

    Corte a abóbora em cubos pequenos e coloque-os em um recipiente de vidro (ou cerâmico), cabra-a com água e leve ao micro ondas em potência de 900 Watts por 10 minutos.  Acrescente sal, escorra e reserve.

    Corte a mussarela em cubos e transfira para outro recipiente de vidro (ou cerâmico), acrescente o creme de leite, a ricota e o queijo parmesão ralado.  Polvilhe sal e pimenta.  Ajuste o micro ondas para 900 Watts por apenas 2 minutos.  Misture bem, você tem de obter um creme liso.

    Divida a abóbora em 4 ramekins (pequenos potes de porcelana) e cubra com o creme de queijo que terminou de ser preparado.  Cubra os ramekins com um filme plástico faça um pequeno buraco ao centro do filme.

    Novamente ajuste a potência do micro ondas para 700 Watts, coloque os ramekins no micro ondas por tão somente 1 minuto e povilhe a cebolinha picada.

    Para o preparo do Pão de Alho com Tomate e Presunto:

    Toste o pão e corte-o em fatias largas.

    Corte o dente de alho ao meio, retire o broto (que confere sabor extra forte ao alho) e esfregue-o ao pão.  Corte o tomate ao meio e esfregue-o também sobre o pão.  Enrole as fatias de presunto ao pão e sirva-o juntamente com o Ovo em Cocôtte.

    ************Dica do Chef************

    Você pode substituir a abóbora por cogumelos e tomates cereja, também pode utilizar outros queijos como o gruyère, ementhal ou cabra.  Fica delicioso!

    Utilizar ingredientes de grande qualidade é importante para que todo prato fique saboroso e com uma apresentação bonita.  No caso de lidar com queijos, aumenta-se ainda mais o cuidado que se deve ter.  Para esta receita eu testei algumas marcas e notei uma melhor apresentação, aroma, textura e sabor com o Queijo Parmesão, a Mozzarela, a Ricota, o Gruyère e o Ementhal da Tirolez.  Recomendo!

    Acho importante dividir com todos os produtos que melhor se adequaram à receita.  Podem confiar nas indicações!




    Chef Danilo Bueno

    Chef de Cozinha Internacional, Sommelier e Autor Literário
    Bistronomique Consultoria Gastronômica
    Realização de consultorias e treinamento em território nacional!






    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    obrigado por participar do Blog Pecado é Resistir. Desejamos que você aumente sua participação e troque experiências, receitas, idéias, enfim, que seja um membro ativo já que, como nós, seu idioma é o sabor!